ISBN: 978-99959-762-5-5

ESTE ROMANCE DE FICÇÃO É UMA VIAGEM ATRAVÉS DE TRÊS GERAÇÕES DIFERENTES. NARRAÇÕES SOBRE OS TEMPOS DA MONARQUIA PORTUGUESA, PASSANDO PELA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA, PERCORRENDO O PERÍODO DA DITADURA FASCISTA E DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E FINALMENTE CULMINANDO NUM REGIME DEMOCRÁTICO.

 

LIGANDO TODOS ESTES ACONTECIMENTOS NO TEMPO, EXISTEM AS MEMÓRIAS DE UM HOMEM DE MEIA IDADE QUE ATRAVESSOU VÁRIOS CONTEXTOS SOCIAIS E POLÍTICOS, MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS QUE CONSOLIDARAM OS SEUS VALORES E PRINCÍPIOS E TRADUZIRAM A RIQUEZA DA SUA ALMA.

NESTE ROMANCE, O AUTOR DESCREVE EPISÓDIOS DA VIDA DE UM PERSONAGEM CHAMADO MIGUEL QUE, QUANDO CRIANÇA FOI CRIADO E EDUCADO EM PORTUGAL, NUMA PROPRIEDADE QUE PERTENCIA AO CÔNSUL ALEMÃO EM FUNÇÕES DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. AOS SESSENTA ANOS DE IDADE, TINHA LEMBRANÇAS DATADAS DESSES TRÊS PERÍODOS POLÍTICOS QUE TERMINARIAM COM A "REVOLUÇÃO DOS CRAVOS" OCORRIDA NO DIA 25 DE ABRIL DE 1974 E QUE FINALMENTE CONDUZIRIA O POVO PORTUGUÊS À DEMOCRACIA.

TENDO INICIALMENTE APRENDIDO COM SEU AVÔ RUDOLFO SOBRE A SUA ACTIVIDADE POLÍTICA NOS TEMPOS DA MONARQUIA E MAIS TARDE COM A SUA LUTA CONTRA A DITADURA FASCISTA EM PORTUGAL, MIGUEL ENCONTROU-SE ENVOLVIDO NO PROCESSO POLÍTICO-MILITAR QUE OCORREU AO CUMPRIR O SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO NAQUELE PAÍS.

A INTRODUÇÃO DESTE ROMANCE DE FICÇÃO, DESCREVE ALGUNS MOMENTOS DO PRESENTE, MOMENTOS DE INTROSPECÇÃO DE MIGUEL, DO SEU "ESTADO DE ESPÍRITO" DEPOIS DE PERDER A SUA ADORADA ESPOSA E DA SUA VIDA EM COMPLETA SOLIDÃO.

ABANDONADO ÀS MEMÓRIAS DO SEU PASSADO, MIGUEL ADORMECE E MERGULHA NUM SONHO PROFUNDO ONDE REVIVE UMA GRANDE PARTE DESTES ACONTECIMENTOS. NO DIA SEGUINTE, DESCOBRE UM VELHO ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS DA SUA FAMÍLIA, O QUE FEZ COM QUE ELE ESCREVESSE SOBRE ESSAS MEMÓRIAS, DESCREVENDO EM DETALHE OS MOMENTOS MAIS IMPORTANTES DA SUA VIDA.

ISBN: 978-99959-762-8-6

ESTE LIVRO É UMA COMPILAÇÃO DE ALGUNS POEMAS E PENSAMENTOS QUE FAZEM PARTE DO "MUNDO FILOSÓFICO" DO AUTOR. NESTE MODESTO ENSAIO LITERÁRIO, O AUTOR MANIFESTOU A SUA TENDÊNCIA DE UTILIZAR PALAVRAS SIMPLES E HUMILDES, EXTENSIVAS A TODOS OS LEITORES, A SUA FORMA PESSOAL DE COMUNICAR COM OS SEUS SEMELHANTES.

NA SUA SIMPLICIDADE, O AUTOR DECLAROU EM OBRAS PRECEDENTES QUE NÃO SE CONSIDERA UM INTELECTUAL NEM UM ESCRITOR, LIMITANDO-SE A ESCREVER O QUE AFLUI AO ESPÍRITO NUMA FORMA NATURAL E ESPONTÂNEA. A PROVA DESTE FACTO É EVIDENTE QUANDO LEMOS AS SUAS PALAVRAS QUE NÃO PODIAM SER EXPRESSAS SEM SEREM PROFUNDAMENTE SENTIDAS, MESMO SOFRIDAS.

A PRIMEIRA PARTE DESTE LIVRO É CONSAGRADA A ALGUNS POEMAS QUE ELE DEDICOU ÀS PESSOAS MAIS IMPORTANTES NA SUA VIDA, COMO A SUA MÃE, A QUEM ESTE LIVRO É DEDICADO, À FALECIDA ESPOSA E À FILHA. ALIADO A ESTA MOTIVAÇÃO, O AUTOR EXPRESSOU IGUALMENTE NESTES ENSAIOS EM POESIA, AS SUAS NOÇÕES SOBRE QUESTÕES ESPIRITUAIS E EXISTENCIAIS QUE SEMPRE OCUPARAM UMA PARTE PREDOMINANTE DO SEU ESPÍRITO.

CONSTANTEMENTE MERGULHADO NOS SEUS PENSAMENTOS, NAS SUAS ANÁLISES E REFLEXÕES, O AUTOR DECIDIU IGUALMENTE ESCREVER UMA ÍNFIMA PARTE DOS MESMOS E NOS QUAIS É NOTÓRIA A SUA BUSCA DO "PORQUÊ DO PORQUÊ". ATRAVÉS DE PALAVRAS SIMPLES, OS LEITORES PODERÃO APERCEBER-SE DOS CONTEÚDOS FILOSÓFICO, ESPIRITUAL E EXISTENCIAL DAS MESMAS, ONDE SÃO ABORDADOS TEMAS COMO POLÍTICA, RELIGIÃO, E RELAÇÕES HUMANAS QUE CONSTITUEM UM RETRATO DO SEU INTERIOR, TUDO O QUE ELE SENTE, FINALMENTE, O QUE REPRESENTA COMO PESSOA.

ISBN: 978-99959-762-9-3

 

ESTA PUBLICAÇÃO É UMA EDIÇÃO AMPLIADA DO LIVRO

AS MINHAS PALAVRAS.

 

NA INFINIDADE DO SEU MUNDO DE PENSAMENTOS, O AUTOR ACHOU NECESSÁRIO ACRESCENTAR MAIS ALGUNS DOS SEUS POEMAS EM PORTUGUÊS, MENSAGENS BASTANTE SIMPLES E HUMILDES QUE CORRESPONDEM AO SEU ESTADO DE ESPÍRITO.

 

POR ESSE MOTIVO, O AUTOR DECIDIU IGUALMENTE SEPARAR O CONTEXTO POÉTICO DO FILOSÓFICO E ESPIRITUAL, PELO QUE O SEGUNDO CAPÍTULO DA PRESENTE COMPILAÇÃO, EMBORA APARENTEMENTE SIMPLES NAS SUAS PALAVRAS, EXPRESSA UMA CERTA COMPLEXIDADE DE ANÁLISE, SENDO ESTA OBVIAMENTE SUBJECTIVA.

 

OS PENSAMENTOS DO AUTOR SUCEDEM-SE DE UMA FORMA ALEATÓRIA, OBEDECENDO AO FLUXO QUE REINA NO SEU ESPÍRITO, RAZÃO PELA QUAL OS MESMOS NÃO ESTÃO ORDENADOS POR MATÉRIAS DIFERENTES, O QUE SE PODERIA ESPERAR DE UMA FORMA CONVENCIONAL DE ESCRITA.

 

FINALMENTE, É ESTA PARTICULARIDADE QUE DEFINE O MUNDO INTERIOR DO AUTOR, TRADUZINDO A VERACIDADE DA SUA FORMA DE ESTAR NA VIDA, SEM EVASÕES OU ARTIFÍCIOS LITERÁRIOS.

FOLLOW ME

  • Facebook Social Icon

© 2016 Carlos Miguel Pacheco. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now