SPT-CAPA-FRENTE-S.png
ISBN: 978-99959-762-5-5

ESTE ROMANCE DE FICÇÃO É UMA VIAGEM ATRAVÉS DE TRÊS GERAÇÕES DIFERENTES. NARRAÇÕES SOBRE OS TEMPOS DA MONARQUIA PORTUGUESA, PASSANDO PELA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA, PERCORRENDO O PERÍODO DA DITADURA FASCISTA E DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E FINALMENTE CULMINANDO NUM REGIME DEMOCRÁTICO.

 

LIGANDO TODOS ESTES ACONTECIMENTOS NO TEMPO, EXISTEM AS MEMÓRIAS DE UM HOMEM DE MEIA IDADE QUE ATRAVESSOU VÁRIOS CONTEXTOS SOCIAIS E POLÍTICOS, MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS QUE CONSOLIDARAM OS SEUS VALORES E PRINCÍPIOS E TRADUZIRAM A RIQUEZA DA SUA ALMA.

NESTE ROMANCE, O AUTOR DESCREVE EPISÓDIOS DA VIDA DE UM PERSONAGEM CHAMADO MIGUEL QUE, QUANDO CRIANÇA FOI CRIADO E EDUCADO EM PORTUGAL, NUMA PROPRIEDADE QUE PERTENCIA AO CÔNSUL ALEMÃO EM FUNÇÕES DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. AOS SESSENTA ANOS DE IDADE, TINHA LEMBRANÇAS DATADAS DESSES TRÊS PERÍODOS POLÍTICOS QUE TERMINARIAM COM A "REVOLUÇÃO DOS CRAVOS" OCORRIDA NO DIA 25 DE ABRIL DE 1974 E QUE FINALMENTE CONDUZIRIA O POVO PORTUGUÊS À DEMOCRACIA.

TENDO INICIALMENTE APRENDIDO COM SEU AVÔ RUDOLFO SOBRE A SUA ACTIVIDADE POLÍTICA NOS TEMPOS DA MONARQUIA E MAIS TARDE COM A SUA LUTA CONTRA A DITADURA FASCISTA EM PORTUGAL, MIGUEL ENCONTROU-SE ENVOLVIDO NO PROCESSO POLÍTICO-MILITAR QUE OCORREU AO CUMPRIR O SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO NAQUELE PAÍS.

A INTRODUÇÃO DESTE ROMANCE DE FICÇÃO, DESCREVE ALGUNS MOMENTOS DO PRESENTE, MOMENTOS DE INTROSPECÇÃO DE MIGUEL, DO SEU "ESTADO DE ESPÍRITO" DEPOIS DE PERDER A SUA ADORADA ESPOSA E DA SUA VIDA EM COMPLETA SOLIDÃO.

ABANDONADO ÀS MEMÓRIAS DO SEU PASSADO, MIGUEL ADORMECE E MERGULHA NUM SONHO PROFUNDO ONDE REVIVE UMA GRANDE PARTE DESTES ACONTECIMENTOS. NO DIA SEGUINTE, DESCOBRE UM VELHO ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS DA SUA FAMÍLIA, O QUE FEZ COM QUE ELE ESCREVESSE SOBRE ESSAS MEMÓRIAS, DESCREVENDO EM DETALHE OS MOMENTOS MAIS IMPORTANTES DA SUA VIDA.

ISBN: 978-99959-762-8-6

ESTE LIVRO É UMA COMPILAÇÃO DE ALGUNS POEMAS E PENSAMENTOS QUE FAZEM PARTE DO "MUNDO FILOSÓFICO" DO AUTOR. NESTE MODESTO ENSAIO LITERÁRIO, O AUTOR MANIFESTOU A SUA TENDÊNCIA DE UTILIZAR PALAVRAS SIMPLES E HUMILDES, EXTENSIVAS A TODOS OS LEITORES, A SUA FORMA PESSOAL DE COMUNICAR COM OS SEUS SEMELHANTES.

NA SUA SIMPLICIDADE, O AUTOR DECLAROU EM OBRAS PRECEDENTES QUE NÃO SE CONSIDERA UM INTELECTUAL NEM UM ESCRITOR, LIMITANDO-SE A ESCREVER O QUE AFLUI AO ESPÍRITO NUMA FORMA NATURAL E ESPONTÂNEA. A PROVA DESTE FACTO É EVIDENTE QUANDO LEMOS AS SUAS PALAVRAS QUE NÃO PODIAM SER EXPRESSAS SEM SEREM PROFUNDAMENTE SENTIDAS, MESMO SOFRIDAS.

A PRIMEIRA PARTE DESTE LIVRO É CONSAGRADA A ALGUNS POEMAS QUE ELE DEDICOU ÀS PESSOAS MAIS IMPORTANTES NA SUA VIDA, COMO A SUA MÃE, A QUEM ESTE LIVRO É DEDICADO, À FALECIDA ESPOSA E À FILHA. ALIADO A ESTA MOTIVAÇÃO, O AUTOR EXPRESSOU IGUALMENTE NESTES ENSAIOS EM POESIA, AS SUAS NOÇÕES SOBRE QUESTÕES ESPIRITUAIS E EXISTENCIAIS QUE SEMPRE OCUPARAM UMA PARTE PREDOMINANTE DO SEU ESPÍRITO.

CONSTANTEMENTE MERGULHADO NOS SEUS PENSAMENTOS, NAS SUAS ANÁLISES E REFLEXÕES, O AUTOR DECIDIU IGUALMENTE ESCREVER UMA ÍNFIMA PARTE DOS MESMOS E NOS QUAIS É NOTÓRIA A SUA BUSCA DO "PORQUÊ DO PORQUÊ". ATRAVÉS DE PALAVRAS SIMPLES, OS LEITORES PODERÃO APERCEBER-SE DOS CONTEÚDOS FILOSÓFICO, ESPIRITUAL E EXISTENCIAL DAS MESMAS, ONDE SÃO ABORDADOS TEMAS COMO POLÍTICA, RELIGIÃO, E RELAÇÕES HUMANAS QUE CONSTITUEM UM RETRATO DO SEU INTERIOR, TUDO O QUE ELE SENTE, FINALMENTE, O QUE REPRESENTA COMO PESSOA.

SIMPLICIDADE & COMPLEXIDADE - PUB.png

ISBN: 978-99959-762-9-3

 

ESTA PUBLICAÇÃO É UMA EDIÇÃO AMPLIADA DO LIVRO

AS MINHAS PALAVRAS.

 

NA INFINIDADE DO SEU MUNDO DE PENSAMENTOS, O AUTOR ACHOU NECESSÁRIO ACRESCENTAR MAIS ALGUNS DOS SEUS POEMAS EM PORTUGUÊS, MENSAGENS BASTANTE SIMPLES E HUMILDES QUE CORRESPONDEM AO SEU ESTADO DE ESPÍRITO.

 

POR ESSE MOTIVO, O AUTOR DECIDIU IGUALMENTE SEPARAR O CONTEXTO POÉTICO DO FILOSÓFICO E ESPIRITUAL, PELO QUE O SEGUNDO CAPÍTULO DA PRESENTE COMPILAÇÃO, EMBORA APARENTEMENTE SIMPLES NAS SUAS PALAVRAS, EXPRESSA UMA CERTA COMPLEXIDADE DE ANÁLISE, SENDO ESTA OBVIAMENTE SUBJECTIVA.

 

OS PENSAMENTOS DO AUTOR SUCEDEM-SE DE UMA FORMA ALEATÓRIA, OBEDECENDO AO FLUXO QUE REINA NO SEU ESPÍRITO, RAZÃO PELA QUAL OS MESMOS NÃO ESTÃO ORDENADOS POR MATÉRIAS DIFERENTES, O QUE SE PODERIA ESPERAR DE UMA FORMA CONVENCIONAL DE ESCRITA.

 

FINALMENTE, É ESTA PARTICULARIDADE QUE DEFINE O MUNDO INTERIOR DO AUTOR, TRADUZINDO A VERACIDADE DA SUA FORMA DE ESTAR NA VIDA, SEM EVASÕES OU ARTIFÍCIOS LITERÁRIOS.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom