top of page
Search
  • Carlos Miguel Pacheco

LIBERDADE E VERDADE


Vivemos tempos difíceis em que o mal e medonho se reinstalam progressivamente nos países democráticos.

A História prova que a tendência de adoptar regimes autocráticos é muitas vezes motivada pela deturpação de valores básicos, como Liberdade e Direitos Humanos em nome da Democracia, pela qual uma minoria lutou e perdeu a vida para a alcançar, para que outras gerações pudessem beneficiar do seu sacrifício. No entanto, como a memória da população é curta, essa luta por alcançar essa "liberdade" é normalmente esquecida com o tempo, e muitas vezes, a própria História é manipulada ou ocultada das novas gerações para justificar o retorno às ditaduras.

Existem muitas semelhanças entre as palavras "Liberdade" e "Verdade". Na realidade, quer queiramos ou não, existem limites para a "liberdade", dado que dependemos do colectivo para sobreviver, assim como existem "verdades" que não se devem dizer ou saber.

A nossa "liberdade" acaba no momento em que contunde a "liberdade" dos outros, e se todos nós disséssemos o que pensamos, acabaríamos por nos ferir mutuamente, o que prova que a mentira, ou omissão da verdade são constantemente praticados como um "mal necessário".

O excesso de "liberdade" conduz à anarquia e falta de "respeito" pelas instituições que nos governam, dada a falta de formação político-social da maioria dos seus praticantes, e em contrapartida, conceitos sobre a "verdade absoluta", podem conduzir a regimes autoritários.

Resumindo. A Democracia e a Liberdade têm que ser comedidas na medida em que temos que ter a noção de que não existem, nem a "liberdade absoluta", nem a "verdade absoluta". Esses pseudo-valores são historicamente adoptados pelas ditaduras, aquelas que temos a obrigação de rejeitar.

A sociedade terá que atingir um equilíbrio em termos de maturação política para reconhecer que os governos democráticos necessitam do apoio do povo para limar as suas imperfeições e vice-versa, sendo este intercâmbio o veículo que, contrariamente aos regimes ditatoriais, conduzirá à estabilidade e prosperidade colectivas.


7 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page